Ansiedade em tempos de Pandemia

Janeiro 25, 2021
ANSIEDADE

Antes de mais nada, a ansiedade é a resposta do nosso organismo ao stress. Por conseguinte, provoca um sentimento vago e desagradável de apreensão, tensão, insegurança e medo. A causa pode ser uma ameaça objetiva ou mesmo desconhecida.

É verdade que a ansiedade faz parte do nosso dia-a-dia e acaba por ser útil já que auxilia a identificar uma situação de perigo e a preparar uma resposta para a enfrentar. Assim, quando bem controlada, atua como um estimulante natural. No entanto, a ansiedade é considerada uma patologia quando ocorre de forma excessiva, com grande frequência e em momentos indevidos de tal forma que chega a interferir negativamente nas atividades diárias. Por consequência, quando chega a este ponto, causa sofrimento físico e/ou emocional significativo.

Não só este tipo de transtorno pode manifestar sintomas físicos, como também sintomas psicológicos.

Assim, os principais sintomas físicos são: taquicardia, falta de ar, suores, tonturas, enjoos, diarreia, dores de cabeça e dores musculares. Por outro lado, os sintomas psicológicos mais relevantes são a irritabilidade, dificuldade de concentração, angústia e perturbação do sono.

Existem vários fatores responsáveis pela ansiedade, entre os quais:

  • Fatores genéticos (incluindo histórico familiar de transtorno de ansiedade);
  • Ambiente (por exemplo, vivenciar um evento traumático);
  • Constituição psicológica;
  • Uma doença física.

 

ANSIEDADE EM TEMPOS DE PANDEMIA

Antes de mais nada, não podemos falar em ansiedade sem abordarmos a situação pandémica em que vivemos. Se já viviamos numa sociedade de stress, ansiedade e preocupações não é de admirar que agora a situação esteja agravada pela COVID-19.

Tal como acima descrito, o stress em excesso é considerado patológico. Este tipo de stress pode ter como consequências a fadiga, desmotivação e o esgotamento. Ora, se pensarmos que a realidade atual está a enfrentar uma pandemia, então, a tudo isto, temos de acrescentar mais stress, mais ansiedade, mais preocupações! Ou seja, agravam-se os fatores de stress e os geradores de ansiedade.

Por um lado, existe um acréscimo do medo relacionado com a saúde:

  • Medo de contrair a doença e medo da morte (tanto própria como a de entes queridos);
  • Medo de sofrer.

Por outro lado, há o receio económico:

  • Perder o trabalho;
  • Redução do ordenado;
  • Falência;
  • Diminuição do poder de compra.

E, ainda, temos o problema social:

  • Isolamento;
  • Abdicar de relacionamentos com a família e com os amigos;
  • Abdicar de atividade pessoais e sociais gratificantes.

Além de tudo isto prejudicar a qualidade de vida, ainda se acrescenta a possibilidade de vir a tornar-se mais complexo e evoluir para uma depressão.

Assim sendo, é de demais importância adotarmos estratégias que nos ajudem a combater estas dificuldades da melhor forma. E, quando a situação assim o exigir, não ter medo nem vergonha de pedir ajuda.

 

LIDAR COM A SITUAÇÃO

Inegavelmente, cada um de nós enfrenta momentos de stress, ansiedade e angústia e é importante relembrar que não somos os únicos. Muitas outras pessoas também lidam com estas situações. Deste modo, o que temos de perceber é que cada um lida com os seus problemas de formas diferentes, à sua maneira. O ponto fulcral, nestes casos, é saber ouvir e ser ouvido, mostrar empatia com o outro. Isto é, se nos mostrarmos disponíveis para ajudar e sermos ajudados, apesar de não resolver os problemas todos, é certo que nos vamos sentir melhor e com isso vem a capacidade de gerirmos melhor os nossos problemas. Além disso, desabafar com os nossos amigos e familiares sobre os nossos problemas vai diminuir a angústia.

Ademais, se estiver em confinamento ou em quarentena, uma outra dica é manter, sempre que possível, a sua rotina e a das crianças também. Separar momentos para tarefas, brincadeiras e relaxamento. Manter o horário de sono, não dormir demasiado mas também não diminuir as horas de sono. Elaborar e cumprir uma rotina de exercício físico é outro aspeto fundamental. Limpar a casa é uma tarefa que o vai manter ocupado durante algum tempo e, como sabemos, não vai durar muito tempo! Outra ideia, ler livros. Sabe o quanto ler é importante para a nossa saúde mental? Mantenha o contacto virtual com amigos e familiares, nesta era de tecnologia, não faltam opções…

 

TERAPÊUTICA
TERAPÊUTICA NÃO FARMACOLÓGICA:

 Algumas dicas para prevenir a ansiedade são:

    • Praticar atividades que beneficiem corpo e mente como por exemplo, exercício físico, caminhar, ioga e exercícios de relaxamento;

    • Ouvir música;

    • Atividades de lazer como desenhar, pintar, jogar cartas;

    • Manter uma alimentação saudável;

    • Viver um dia de cada vez;

    • Procurar ajuda profissional se for preciso;

    • Manter o contacto com amigos e familiares através de telefonemas, mensagens, video-chamadas, etc.;

    • Enfrentar os problemas e combatê-los;
TERAPÊUTICA FARMACOLÓGICA:

Se a ansiedade estiver associada a outras patologias ou se for um sintoma de uma patologia grave requer um acompanhamento médico.

No tratamento da ansiedade ligeira de curta duração, os medicamentos tradicionais à base de plantas são um recurso útil e seguro. Procure aconselhamento com o seu farmacêutico.

 

 

STRESSFYTOL: 200 mg de extrato seco de Passiflora incarnata L..

Passiflora incarnata, é uma planta medicinal utilizada para acalmar o nervosismo, combater a ansiedade e a insónia devido às suas propriedades sedativas e calmantes.

ANGELICALM RELAX: 300 mg de Passiflora incarnata L., 100mg de Valeriana Officinalis L., 200 mg de Melissa officinalis L.,1,4 mg de vitamina B6, 2,5 mcg de vitamina B12, 50 mcg de biotina.

Contribui para o normal funcionamento do sistema nervoso, para uma normal função psicológica e para a redução do cansaço e da fadiga.

AQUILEA RELAX: 500 mg de extrato de Valeriana officinalis L., 100 mg de extrato de Passiflora incarnata L., 100 mg de extrato de Crataegus monogyna Jacq..

Ajuda a relaxar, favorecendo o descanso e a qualidade do sono.

 

 

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS:

[1] Eurofarma. Sono, ansiedade e insónia. 2020; [Consultado a 28 de dezembro de 2020]. Disponível em: https://eurofarma.com.br/artigos/sono-ansiedade-e-insonia;

[2] CUF.Insónia. 2021; [consultado a 23 de janeiro de 2021]. Disponível em: https://www.cuf.pt/saude-a-z/insonia;

[3]  “Protocolo de Indicação Farmacêutica XLV”, Revista Farmácia Distribuição nº306, fev- 2018;

[4] Sapo. PME Magazine: Stress e ansiedade em tempos de pandemia. 2021, [Consultado a 25 de janeiro de 2021]. Disponível em: https://pmemagazine.sapo.pt/stress-e-ansiedade-em-tempos-de-pandemia/.

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